AVALIAÇÂO MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS COSMÉTICOS MANIPULADOS EM FARMÁCIAS DO PLANALTO MÉDIO, RS
Resumo
A qualidade microbiana é um dos requisitos indispensáveis de um produto cosmético (Brasil, 2000), pois a presença de contaminantes viáveis, além de provocar alterações na formulação, como perda da eficácia e aspecto indesejado, poderá constituir risco para a saúde do consumidor(Pinto et al., 2000). As Boas Práticas de Manipulação(BPM) são requisitos indispensáveis para a garantia da qualidade de um produto cosmético. No Brasil, a Resolução RDC n° 33, de 19 de abril de 2000, regulamenta as BPM nas farmácias e estas devem ser implementadas em todo o ciclo da produção, de modo a garantir produtos eficazes, seguros e estáveis (Brasil, 2000). O presente trabalho objetiva avaliar a qualidade microbiológica de produtos cosméticos manipulados, em farmácias do Planalto Médio, no Rio Grande do Sul, por meiodo método de contagem de microorganismos viáveis em produtos que dispensam o teste de esterilidade.Downloads
Como Citar
Tonin, F. Z., Barelli, C., & Knorst, M. T. (2013). AVALIAÇÂO MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS COSMÉTICOS MANIPULADOS EM FARMÁCIAS DO PLANALTO MÉDIO, RS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(5/8), 117–119. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/421
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).