OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE EXTRATOS DE ALGAS PARA USO NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
Resumo
O globo terrestre é composto, quase que em sua totalidade, por água doce ou marinha. Nesta imensa “solução”, destacam-se diversos organismos, dentre eles, os que são de grande importância para o equilíbrio do ecossistema aquático, as algas, (Vidotti & Rollemberg, 2004). No ambiente marinho, as macroalgas constituem um dos grupos de maior diversidade dentre os organismos fotossintetizantes(32.000 espécies conhecidas). Desse total de espécies, pelo menos 643 táxons são relatados na costa brasileira, representando um recurso natural estratégico para o desenvolvimento da biotecnologia do país (Oliveira, 2002;Yoneshigue-Valentin, 2005). Macroalgas são comuns ao longo de toda a costa brasileira, sendo, entretanto, mais abundantes e diversificadas em áreas com substrato rochoso e águas mais transparentes, como é o caso da costa do nordeste do país. Os principais fatores que reduzem a biodiversidade de macroalgas estão relacionados à presença de grandes aportes de água doce, sedimentos e zonas sujeitas a forte poluição orgânica(Oliveira, 2002).Downloads
Como Citar
Almeida, C. S. de, Feitosa, E. M. S., Silva, C. A. dos S., Santos, I. M. da S., Guedes, Élica A. C., Colin, F. N., … Silva, B. L. R. da. (2013). OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE EXTRATOS DE ALGAS PARA USO NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(5/8), 154–159. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/429
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).