PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE BARRETOS/ SÃO PAULO/ BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp32-36Palavras-chave:
automedicação, idosos, farmacêutico, saúde, medicamentosResumo
Automedicação é o consumo de medicamentos não prescritos, onde o paciente decide qual substância usar. Essa prática pode provocar danos à saúde ou mascarar sintomas de doenças mais graves. O medicamento se tornou um elemento importante na recuperação e garantia da qualidade de vida; no entanto, há riscos evitáveis associados a seu uso que podem ser minimizados pela racionalização do consumo desses produtos. Os idosos consomem mais medicamentos que outros grupos etários, sendo mais suscetíveis ao uso irracional desses. Esse estudo objetivou identificar os determinantes associados à prática da automedicação em idosos da cidade de Barretos/São Paulo/Brasil. O estudo foi conduzido na zona urbana da cidade de Barretos-SP, e os questionários aplicados em uma amostra populacional de 122 indivíduos entre 60 anos ou mais. Os dados foram processados e analisados através das porcentagens. Do total (122 pacientes),11,48% relataram utilizar apenas medicamentos prescritos e 88,52% consomem medicamentos sem prescrição. Os fármacos mais consumidos pelos idosos que praticam automedicação são os analgésicos e antipiréticos (76,23%). Dentre as justificativas apresentadas para a automedicação, cefaleia foi a mais frequente (66,69%), seguida por febre (61,48%). Esses achados sugerem falta de controle sobre a aquisição de medicamentos por idosos dessa região, favorecendo a ocorrência das consequências danosas da automedicação.Downloads
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Santello, F. H., Redigolo, E., Toniello, W. M. da M., & Monteiro, S. C. M. (2013). PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE BARRETOS/ SÃO PAULO/ BRASIL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 25(1), 32–36. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp32-36
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).