USO POPULAR DE PLANTAS MEDICINAIS PELAS COMUNIDADES DE TRÊS LAGOAS/MS, PORTO VELHO/RO E RIO VERDE/GO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e2.a2013.pp76-87Palavras-chave:
plantas medicinais, etnobotânica, uso popular, etnofarmacologiaResumo
Este trabalho teve como objetivos conhecer o perfil sociocultural dos usuários e verificar o conhecimento sobre plantas medicinais de pessoas atendidas em programas assistenciais nas cidades de TrêsLagoas/MS, Rio Verde/GO e Porto Velho/RO. As informações foram obtidas através de entrevistas orientadas por um questionário; as cinco plantas mais citadas foram selecionadas para levantamento bibliográfico. Foram entrevistadas 67 pessoas, a maioria (88%) do sexo feminino e idade entre 35 a 64 anos. Quanto ao grau de instrução, 89,5% afirmaram serem alfabetizados; 73,1% relataram terem vindo da zona rural, enquanto 26,9% sempre residiram no perímetro urbano. Sobre as plantas medicinais, 92% afirmaram terem acesso a essas plantas desde crianças e que o conhecimento foi adquirido no convívio familiar. Nas três cidades pesquisadas, as plantas medicinais são utilizadas para vários problemas de saúde, que podem ir de uma gripe ou resfriado a doenças mais graves como o diabetes, a hipertensão arterial e as doenças reumáticas. As folhas foram a parte das plantas mais utilizadas (58,8%) e o chá(infusão) a forma de preparo mais empregada(83,6%). Os motivos alegados para o uso de plantas medicinais foram os bons resultados, a facilidade de obtenção e o baixo custo. Foram citadas 106 plantas pelos nomes populares e as cinco mais citadas foram: boldo nacional (Plectranthus barbatus), boldo de Goiás(Vernonia condensata), erva-cidreira (Lippia alba),hortelã (Mentha sp) e arruda (Ruta graveolens).Verificou-se que essas cinco plantas já apresentam estudos científicos.Downloads
Publicado
2013-08-08
Como Citar
Pinto, S. M. E., Tresvenzol, L. M. F., John, R. R. L., Alves, E. O., Paula, J. R. de, & Fiuza, T. de S. (2013). USO POPULAR DE PLANTAS MEDICINAIS PELAS COMUNIDADES DE TRÊS LAGOAS/MS, PORTO VELHO/RO E RIO VERDE/GO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 25(2), 76–87. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e2.a2013.pp76-87
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).