AVALIAÇÃO DOS DIZERES DE ROTULAGEM E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE XAMPUS INFANTIS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e1.a2014.pp45-52Palavras-chave:
xampu, rotulagem, controle da qualidadeResumo
Xampus infantis são compostos por tensoativos suaves, que reduzem a irritação nos olhos. O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade de xampus infantis, o cumprimento das normas reguladoras brasileiras para a rotulagem e as características físico-químicas (pH, índice de viscosidade e espuma) de oito produtos diferentes, comercializados na região de Santo Amaro, São Paulo, Brasil. Todas as amostras foram analisadas no que se refere ao cumprimento dos requisitos de rotulagem descritos na RDC 211/05 da Anvisa. Todas as amostras apresentaram pH compatível com o fluido lacrimal e volume de espuma adequado. De oito produtos analisados, 75% apresentaram viscosidade aparente adequada para xampus infantis e 25% tinham viscosidade inadequada. Estes resultados mostram que a maioria dos fabricantes está preocupada em colocar no mercado produtos seguros e eficazes.
Downloads
Publicado
2014-03-31
Como Citar
GAMA, R. M. D., Lemos, K. H., Carvalho, R. S. H., & Paludetti, L. A. (2014). AVALIAÇÃO DOS DIZERES DE ROTULAGEM E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE XAMPUS INFANTIS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(1), 45–52. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e1.a2014.pp45-52
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).