IDENTIFICAÇÃO BACTERIOLÓGICA EM BANHEIROS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MUNICÍPIOS DO NOROESTE PAULISTA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e1.a2015.pp28-32Palavras-chave:
banheiros, boas práticas de higienização, contaminaçãoResumo
As infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS), que são aquelas adquiridas durante a prestação dos cuidados de saúde, são um dos principais problemas de saúde pública não apenas no Brasil, mas no mundo. O presente trabalho teve como objetivo o isolamento e identificação de espécimens bacteriológicas em superfícies de banheiros de Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas em municípios do Noroeste Paulista, Brasil. As coletas foram realizadas em Maio de 2014, por meio da fricção de swabs estéreis embebidos em solução salina, abrangendo maçanetas, torneiras e válvulas de descarga de 16 banheiros situados em quatro UBS, totalizando 48 amostras. Das 48 amostras coletadas, foram identificadas 79 cepas, diferenciadas em 14 tipos de microrganismos, com prevalência de bacilos Gram positivos
(49%), Staphylococcus aureus (13%) e Serratia rubidae (12%). Dentre as superfícies analisadas, as torneiras apresentaram o maior grau de contaminação. Além disso, foi constatado que os banheiros mais contaminados foram os destinados ao uso exclusivo de colaboradores. Essas evidências mostram a necessidade da conscientização de boas práticas de higienização pelos profissionais da saúde e da comunidade, a fim de minimizar o risco de transmissão de patógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).