CUIDADOS COM A MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS
Palavras-chave:
Fitoterápicos, Manipulação, Farmácia Magistral, CuidadosResumo
A expansão das Farmácias Magistrais tem contribuídopara o aprimoramento das ações de cuidados da saúdeda população brasileira. Entre suas atividades, nota‑se ocrescimento da manipulação de medicamentos de origemvegetal. Para a garantia da qualidade, são necessárioscuidados na manipulação desses produtos, desde o recebimentoda matéria‑prima até a dispensação do produtoacabado e rotulado. Para o sucesso da produção deve‑seatentar a diversos aspectos, dentre os quais a manipulaçãoe o armazenamento das matérias‑primas (cuidadoscom a umidade, luz, temperatura, fungos e bactérias,entre outros), e ainda a escolha da forma farmacêuticaadequada. No entanto, mesmo após a publicação da RDCn° 33, que trata das Boas Práticas de Manipulação deMedicamentos, há uma carência de informações ligadas,diretamente, à manipulação de materiais de origem vegetal.Assim, verifica‑se a necessidade de informações quetratem, especificamente, desses produtos, para que taissubsídios possam contribuir para a melhoria da qualidadedo manuseio antes, durante e após as ações de preparo demedicamentos fitoterápicos, nos estabelecimentos farmacêuticosmagistrais.Downloads
Publicado
2012-12-20
Como Citar
Pletz, R., Spaniol, B., & Petrovick, P. R. (2012). CUIDADOS COM A MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 22(5/6), 3–12. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/90
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).