ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Resumo
Assistência farmacêutica (AF) é o “grupo de atividades relacionadas ao medicamento, destinadas a apoiar ações de saúde demandadas por uma comunidade” (POLITICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS/99 p.34). No Brasil, a descentralização da saúde pública, a colocação de genéricos no mercado e as discussões sobre AF e atenção farmacêutica vêm movimentando os profissionais para novas práticas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento da AF, no Rio Grande do Norte, de 1996 a 2000, no âmbito do SUS/RN.
A Política Estadual de Medicamentos, no Rio Grande do Norte (RN), foi discutida, na “3ª Conferência Estadual de Saúde”, em 1996, quando se tratou dos malefícios desta lacuna para a população. Em 1997/98, relatamos aspectos do Programa de Farmácia Básica no Estado do RN, tomando por base documentos legais. Tratamos da criação da Comissão Estadual de Assistência Farmacêutica (CEAF), da participação da Opas e do Ministério da Saúde no Processo.
Em 1999, mostramos o esforço em dar continuidade ao trabalho, com a realização de oficinas promovidas pela SSAP/RN para os municípios. Em 2000, fato de destaque é a elaboração da REME/2000, com assessoria da Opas. Atualmente, a CEAF não está designada. Faz-se necessária a conscientização das autoridades sobre capacitação de profissionais para sua implementação, no Estado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).