ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Abstract
Assistência farmacêutica (AF) é o “grupo de atividades relacionadas ao medicamento, destinadas a apoiar ações de saúde demandadas por uma comunidade” (POLITICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS/99 p.34). No Brasil, a descentralização da saúde pública, a colocação de genéricos no mercado e as discussões sobre AF e atenção farmacêutica vêm movimentando os profissionais para novas práticas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento da AF, no Rio Grande do Norte, de 1996 a 2000, no âmbito do SUS/RN.
A Política Estadual de Medicamentos, no Rio Grande do Norte (RN), foi discutida, na “3ª Conferência Estadual de Saúde”, em 1996, quando se tratou dos malefícios desta lacuna para a população. Em 1997/98, relatamos aspectos do Programa de Farmácia Básica no Estado do RN, tomando por base documentos legais. Tratamos da criação da Comissão Estadual de Assistência Farmacêutica (CEAF), da participação da Opas e do Ministério da Saúde no Processo.
Em 1999, mostramos o esforço em dar continuidade ao trabalho, com a realização de oficinas promovidas pela SSAP/RN para os municípios. Em 2000, fato de destaque é a elaboração da REME/2000, com assessoria da Opas. Atualmente, a CEAF não está designada. Faz-se necessária a conscientização das autoridades sobre capacitação de profissionais para sua implementação, no Estado.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and Citation of published work (See O Efeito do Acesso Livre ).