ESCORE DE RISCO DE FRAMINGHAM NA AVALIAÇÃO DE RISCO CARDÍACO EM ADULTOS
Resumo
As doenças cardiovasculares constituem a principalcausa de mortalidade nos países desenvolvidos, e respondempor quase um terço dos óbitos no Brasil, seguidaspelo câncer e mortes ocasionadas por acidentes e violência(MALTA et al., 2006).O principal fator de risco relevante para a doençaarterial coronariana é a concentração anormal de lipídiosou lipoproteínas (dislipidemia), associado a outros fatorescomo hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, obesidade,sedentarismo, diabetes mellitus e antecedentes familiares.Considerando‑se o último fator, pacientes cujos parentes,de primeiro grau, possuem cardiopatia coronarianaprecoce tem maiores riscos de desenvolver doença arterialcoronariana do que a população em geral, e, dessa forma,os antecedentes familiares constituem um fator de risconão modificável, os quais devem ser considerados (GUS etal., 2002).Downloads
Publicado
2012-12-20
Como Citar
Mores, L., & Brune, M. F. S. S. (2012). ESCORE DE RISCO DE FRAMINGHAM NA AVALIAÇÃO DE RISCO CARDÍACO EM ADULTOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 22(5/6), 60–64. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/99
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).