ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM FARMÁCIA. INTEGRAÇÃO DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO E ANÁLISE DA QUALIDADE

Authors

  • Iara Lúcia Tescarollo Dias
  • Silvia Elisa Acedo Menin
  • Márcio Cardoso Pinto
  • Helida B. Souza
  • Jessica D. B. Pinto
  • Vagner R. Sant’Ana

Abstract

A farmacotécnica constitui uma das disciplinas profissionalizantes do curso de farmácia e envolve conteúdo multidisciplinar, cujo objetivo fundamenta‑se na abordagem dos princípios tecnológicos subjacentes ao preparo das formas farmacêuticas, estudo dos sistemas de liberação de fármacos, compreensão das inter‑relações dos princípios físicos e farmacêuticos, da biofarmácia e farmacocinética, das formas farmacêuticas, da formulação dos produtos e da fabricação em pequena e grande escala e da aplicação clínica dos fármacos no tratamento do paciente(GENARO, 2004; AUTON, 2005; ANSEL, 2007; BRASIL,2001). De modo semelhante, a disciplina de controle de qualidade também tem uma característica importante, pois se relaciona com a avaliação das fórmulas em desenvolvimento, bem como da qualidade dos medicamentos produzidos, assumindo uma relação paralela com a farmacotécnica(GIL, 2007).

Author Biographies

Iara Lúcia Tescarollo Dias

Docente do Curso de Farmácia, Universidade São Francisco

Silvia Elisa Acedo Menin

Docente do Curso de Farmácia, Universidade São Francisco

Márcio Cardoso Pinto

Docente do Curso de Farmácia, Universidade São Francisco

Helida B. Souza

Estagiário, Laboratório Farmácia‑Indústria, Curso de Farmácia, USF

Jessica D. B. Pinto

Estagiário, Laboratório Farmácia‑Indústria, Curso de Farmácia, USF

Vagner R. Sant’Ana

Estagiário, Laboratório Farmácia‑Indústria, Curso de Farmácia, USF

Published

2013-01-08

How to Cite

Dias, I. L. T., Menin, S. E. A., Pinto, M. C., Souza, H. B., Pinto, J. D. B., & Sant’Ana, V. R. (2013). ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM FARMÁCIA. INTEGRAÇÃO DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO E ANÁLISE DA QUALIDADE. Infarma - Pharmaceutical Sciences, 21(1/2), 56–59. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/174

Issue

Section

Original article