ATENÇÃO FARMACÊUTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO

Authors

  • Yula de Lima Merola
  • Soraya El-Khatib
  • Paulo Afonso Granjeiro

Abstract

No Brasil, os termos assistência e atenção farmacêuticase misturam. Segundo a Portaria 3916/98, do Ministérioda Saúde, assistência farmacêutica (AF) se refere a todas as atividades relacionadas aos medicamentos, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Compreende abastecimento, conservação, controle de qualidade, segurança, eficácia terapêutica, acompanhamento, avaliação da utilização, obtenção e difusão dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. A implementação de um novo modelo de assistência farmacêutica básica, pautada no atendimento das necessidades e prioridades locais, é um dos importantes resultados alcançados com a Política Nacionalde Medicamentos (PNM). A AF é a identificação, resolução e prevenção dos problemas relacionados a medicamentos, que levam à tomada de decisões terapêuticas, de formas sistemática, racional e em profundidade. Para o desenvolvimento da AF, requer-se uma sistemática de coleta de informações necessárias para detectar, classificar e propor plano de intervenção farmacêutica. A AF é uma nova prática que tem emergido para fornecer cuidados ao paciente, considerando-o, em, suatotalidade, intelecto e emoções.

Author Biographies

Yula de Lima Merola

Docente da disciplina de Assistência Farmacêutica; Farmacêutica da Vigilância Sanitária do Município de Poços de Caldas (MG).

Soraya El-Khatib

Professora doutora da disciplina de Farmacologia

Paulo Afonso Granjeiro

Professor doutor da disciplina de Bioquímica, Coordenador do Curso de Farmácia do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - CREUPI

Published

2013-01-21

How to Cite

Merola, Y. de L., El-Khatib, S., & Granjeiro, P. A. (2013). ATENÇÃO FARMACÊUTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO. Infarma - Pharmaceutical Sciences, 17(7/9), 70–72. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/263

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