AUTOMEDICAÇÃO COM ANTIMICROBIANOS PARA O TRATAMENTO DE INFECÇÕES URINÁRIA EM ESTABELECIMENTO FARMACÊUTICO DE FORTALEZA (CE)

Authors

  • Everardo Albuquerque Menezes
  • Milena Sampaio de Oliveira
  • Francisco Afrânio Cunha
  • Felipe Gomes Pinheiro
  • Beatriz Pinheiro Bezerra

Abstract

A automedicação é uma prática comum, vivenciada por civilizações de todos os tempos, com características peculiares a cada época e a cada região (Paulo & Zanine,1988). Considerando a automedicação como uma necessidade, e inclusive de função complementar aos sistemas de saúde, particularmente em países pobres, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou diretrizes para a avaliação dos medicamentos que poderiam ser empregados em automedicação (WHO, 1989). Segundo esse informe, tais medicamentos devem ser eficazes, confiáveis, seguros e de empregos fácil e cômodo. A automedicação inadequada, tal como a prescrição errônea, pode ter como conseqüências efeitos indesejáveis, enfermidades iatrogênicas e mascaramento de doenças evolutivas, representando, portanto, problema a serprevenido.

Author Biographies

Everardo Albuquerque Menezes

Professor Doutor de Microbiologia do Departamento de Análises Clínicas (DACT)/Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem(FFOE)/Universidade Federal do Ceará (UFC)

Milena Sampaio de Oliveira

Farmacêutica da Farmácia Pague Menos

Francisco Afrânio Cunha

Farmacêutico Especialista do DACT/FFOE/UFC

Felipe Gomes Pinheiro

Aluno do curso de Farmácia da UFC

Beatriz Pinheiro Bezerra

Aluno do curso de Farmácia da UFC

Published

2013-01-23

How to Cite

Menezes, E. A., Oliveira, M. S. de, Cunha, F. A., Pinheiro, F. G., & Bezerra, B. P. (2013). AUTOMEDICAÇÃO COM ANTIMICROBIANOS PARA O TRATAMENTO DE INFECÇÕES URINÁRIA EM ESTABELECIMENTO FARMACÊUTICO DE FORTALEZA (CE). Infarma - Pharmaceutical Sciences, 16(11/12). Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/296

Issue

Section

Original article