CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO DO CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS E PLANTAS MEDICINAIS DA UNIVERSIDADE POTIGUAR - CIPLAM - UNP.

Authors

  • Cleonice Fátima de Lima Universidade Potiguar (UnP)
  • Damião Gomes da Silva Universidade Potiguar (UnP)
  • Valdenice Fernandes Cunha Universidade Potiguar (UnP)
  • Allyana Angélica de O. Pereira Universidade Potiguar (UnP)
  • Francisco Vitor A. Nunes Universidade Potiguar (UnP)

Abstract

Uma das funções básicas do Farmacêutico tem sido a de prestar informação sobre medicamentos e isto se constitui numa das maiores contribuições desse profissional aos profissionais de saúde ou à assistência global que se presta ao paciente.

Atualmente, devido à grande quantidade de fármacos disponíveis, a ocorrência de múltiplas patologias, a expulsão na produção da literatura biomédica, a sofisticação dos sistemas de informação, a pressão do marketing farmacêutico, bem como a falta de tempo dos profissionais de saúde para acessar e avaliar toda a informação disponível no campo da farmacoterapia torna-se, extremamente necessário, a existência de farmacêuticos especializados na tarefa de informar sobre medicamentos.

Para desenvolver essa função, tem-se implantado pelo País afora, a partir da experiência nacional do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), do Conselho Federal de Farmácia, vários Centros de Informação sobre Medicamentos (CIMs), em diversos estados brasileiros.

Foi com esta visão que o Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Potiguar implantou, em 2001, o Centro de Informação sobre Medicamentos e Plantas Medicinais – Cimplam/UnP, o qual já integra o Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos/Sismed, que é uma rede nacional de CIMs independentes, coordenados pelo Cebrim/CFF.

Um Centro de Informação sobre Medicamentos pode desenvolver uma gama variada de atividades no tocante ao uso racional do medicamento, tais como: atividades didáticas, de extensão e de capacitação, dentre outras. Contudo, a principal função de um CIM deve ser a provisão de informação passiva, ou seja, responder consultas sobre medicamentos e farmacoterapia feitas pelos usuários do serviço. A literatura especializadas tem mostrado que um CIM provém informação tem-se obtido um impacto positivo na atenção pretada ao paciente.

Este trabalho caracteriza algumas atividades desenvolvidas pelo CIMPLAM, o qual foi implantado com o objetivo fundamental de prover aos clientes , estudantes e profissionais de saúde da instituição, bem como a comunidade em geral, informação efetiva, atualizada e com a brevidade possível sob aspectos relacionados com medicamentos e plantas medicinais, visando o uso racional destes agentes terapêuticos pelos usuários do serviço.

How to Cite

de Lima, C. F., da Silva, D. G., Cunha, V. F., de O. Pereira, A. A., & A. Nunes, F. V. (2015). CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO DO CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS E PLANTAS MEDICINAIS DA UNIVERSIDADE POTIGUAR - CIPLAM - UNP. Infarma - Pharmaceutical Sciences, 15(1/3), 56–58. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/845

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