ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE, NO BRASIL

Authors

  • Célia Maria Wurth Teixeira Schreiber
  • Elisabete Rocha de Souza

Abstract

Antigripais, descongestionantes nasais e antitérmico-analgésicos de venda livre são utilizados, com frequência, para a prevenção ou para o tratamento dos sintomas causados pela gripe. Desencadeada por vírus, a gripe tratada, ou não, tende a se resolver, em 1-2 semanas. As medidas terapêuticas resumem-se em repouso, ingestão adequada de fluidos e tratamento sintomático. Sintomas específicos podem ser atenuados, através da administração de medicamentos contendo apenas um principio ativo eficaz para o sintoma em questão (22). Entretanto, é atribuída aos medicamentos contendo associações uma eficácia terapêutica superior àqueles cuja formulação apresenta apenas um principio ativo.

A divulgação inadequada destas associações, aliadas ao desconhecimento de seus efeitos, pode causar sérias reações adversas ao usuário. Problemas decorrentes do uso indiscriminado deste tipo de medicamento poderiam ser prevenidos, através da atenção farmacêutica. Os autores pretendem avaliar as associações de antigripais, descongestionantes nasais e antitérmico-analgésicos de venda livre, no Brasil, e ressaltar as potenciais interações medicamentosas de seus princípios ativos com outros medicamentos.

As associações pertencentes aos grupos citados foram selecionadas, a partir da lista dos 300 medicamentos mais vendidos, no Brasil (19). As seguintes observações originaram este estudo: o fato de que estas associações podem interagir com outros medicamentos de prescrição raramente reportam o uso deste tipo de associações e, finalmente, o fato de que, embora de venda livre, o uso das mesmas não devem ser indiscriminado, justificando, portanto, ser objeto de atenção farmacêutica. 

How to Cite

Schreiber, C. M. W. T., & de Souza, E. R. (2015). ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE, NO BRASIL. Infarma - Pharmaceutical Sciences, 14(7/8), 78–82. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/928

Issue

Section

Original article