ATENÇÃO FARMACÊUTICA: PARADIGMA DA GLOBALIZAÇÃO
Abstract
O processo de globalização afirma que o farmacêutico ainda é o único profissional de saúde em contato contínuo com a população. Com as notícias das falsificações dos medicamentos e a implementação da política de genéricos, no Brasil, a procura pelo profissional farmacêutico para o esclarecimento dessas e outras dúvidas da população encontra-se em franco crescimento. Dessa forma, o farmacêutico deve estar devidamente habilitado e qualificado para prestar assistência às comunidades, orientando quanto ao uso racional dos medicamentos. Entretanto, o ensino de Farmácia no Brasil não se mostra estruturado para formar profissionais aptos a prestar Atenção Farmacêutica nos moldes em que é requerida pela sociedade brasileira.
Em nossa pesquisa, foi analisado o perfil do estudante de Farmácia, no Nordeste do Brasil, através do Concurso de Aconselhamento ao Paciente (CAP) e, em seguida, levantou-se o questionamento sobre a necessidade de se acrescentar ao currículo do curso de Farmácia as disciplinas de atenção farmacêutica e habilidades de comunicação para sanar as deficiências dos novos profissionais que precisam responder às necessidades de consumidores/pacientes cada vez mais exigente.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and Citation of published work (See O Efeito do Acesso Livre ).