ESTRUTURA E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE LIPOSSOMAS
Resumo
Compostos anfifílicos apresentam em sua estrutura uma região polar (iônica ou não) e uma região apolar, geralmente representada por uma ou mais cadeias hidrocarbônicas com mais de oito grupos metilênicos (esquema I). Em concentração acima da concentração micelar crítica (CMC) essas moléculas associam-se em presença de excesso de água, formando diferentes tipos de agregados supramoleculares, tais como micelas, monocamadas, multicamadas, microemulsões e vesículas (Tanford, 1980; Fendler, 1982; Israelachvili, 1991) (esquema II). A CMC de anfifílicos que foram bicamadas é, em geral, menor que 10-8M (Ringsdorf et al., 1988; Findler, 1982).Downloads
Como Citar
Scarpa, M. V., de Oliveira, A. G., & Cuccovia, I. M. (2015). ESTRUTURA E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE LIPOSSOMAS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 7(1/2), 4–7. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/1009
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).