CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS E CLÍNICAS DOS CASOS NOTIFICADOS DA TUBERCULOSE NA CIDADE DE TIANGUÁ, CEARÁ, BRASIL (2008-2013)
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e2.a2016.pp90-97Palavras-chave:
tuberculose, Sistema de Informação e Notificação de Doenças, doenças infecciosasResumo
O presente trabalho teve como objetivo descrever as características clínico-epidemiológicas dos casos notificados da tuberculose na cidade de Tianguá, CE. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, do tipo quantitativo, sendo exploratório com análise documental, tomando como fonte de informação os casos de tuberculose notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) notificados entre os anos 2008 e 2013. As variáveis analisadas foram: gênero, escolaridade, faixa etária, tipo de entrada, forma clínica e co-infecção e HIV. Foram registrados 98 casos de tuberculose à Secretaria Municipal de Saúde do município. Desses, 65,3% são do gênero masculino. A faixa etária mais acometida pela doença foi a de 40 a 59 anos com 40,8%. Com relação à escolaridade, foram predominantes os indivíduos com até Ensino Fundamental. O índice de analfabetismo foi de 16,4%. Foi verificada uma predominância de 85,7% da forma pulmonar. De acordo com a distribuição dos casos, segundo coinfecção tuberculose-HIV, houve prevalência de indivíduos com tuberculose não infectados pelo HIV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).