ANÁLISE DOS RECEITUÁRIOS DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS ANOREXÍGENOS EM UMA REDE PRIVADA DE FARMÁCIA DE BELÉM‑PARÁ
Resumo
Psicotrópicos anorexígenos são fármacos que provocam anorexia, isto é, redução ou perda de apetite. São indicados como adjuvantes no tratamento da obesidade e não se recomenda seu emprego como tratamento primário para promover a perda de peso. A obesidade é definida como um aumento no peso do corpo de mais de 30% do peso normal, devido ao acúmulo excessivo de gordura no corpo (ALLISON et al., 2001; CAMPBELL, 2003). Os psicotrópicos anorexígenos também podem aumentar a eficácia de outras medidas para redução do peso(p.ex.: dieta e exercícios físicos) e são considerados auxiliares do tratamento em curto prazo; não devem ser usados por mais tempo do que o requerido e, apesar de nãose conhecer exatamente seu mecanismo de ação, julga‑se que o efeito principal é sobre o centro de controle do apetite, no hipotálamo, resultando na redução da fome por alteração do controle químico da transmissão do impulso nervoso (GALICIA & SIMAL, 2006).Downloads
Publicado
2013-01-09
Como Citar
Borges, G. P. M., Belo, T., Vieira, G. M. M., & Vieira, J. R. dos S. (2013). ANÁLISE DOS RECEITUÁRIOS DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS ANOREXÍGENOS EM UMA REDE PRIVADA DE FARMÁCIA DE BELÉM‑PARÁ. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(9/10), 26–30. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/188
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).