AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS E/OU MINERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e1.a2017.pp21-26Palavras-chave:
suplementos nutricionais, micronutrientes, rotulagem de alimentosResumo
As vitaminas e os minerais são elementos essenciais ao funcionamento do organismo humano. Para garantir a quantidade adequada desses nutrientes, muitos indivíduos utilizam suplementos vitamínicos e/ou minerais, os quais devem apresentar no mínimo 25% e no máximo 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR). Considerando a importância comercial da venda de suplementos pelos estabelecimentos e a relevância desses produtos para a saúde humana, este trabalho teve como objetivo avaliar a conformidade da rotulagem de suplementos vitamínicos, minerais e vitamínicos/minerais dispostos à venda em 10 farmácias comerciais, em Teresina-PI, em julho de 2016. A pesquisa de campo consistiu em um estudo quantitativo observacional dos dados contidos nos rótulos de todos os produtos contendo vitaminas e/ou minerais, de acordo com o preconizado pela legislação vigente. Foram coletadas informações de 208 produtos, incluindo medicamentos, contudo, somente os suplementos foram avaliados de acordo com os itens requeridos pela Portaria nº 32/1988. Observou-se que, de 154 suplementos analisados, apenas 49% obedeceram a todos os aspectos da rotulagem preconizada pela legislação. Entre os erros mais comuns, destacam-se a designação incorreta do produto (67,90%) e falhas nas advertências obrigatórias (35,90%). A falta de informações básicas de rotulagem dificulta a escolha adequada do suplemento pelos consumidores e enfatiza a necessidade da presença de um profissional de saúde que possa auxiliar a população na seleção de um produto confiável, além da possibilidade de indicação racional para a utilização desse tipo de produto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).