ENZIMAS VEGETAIS: EXTRAÇÃO E APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e3.a2017.pp181-198Palavras-chave:
produção de alimentos, técnicas biossensoriais, biorremediação.Resumo
O artigo descreve as metodologias analíticas atuais mais utilizadas na obtenção de enzimas vegetais para aplicações biotecnológicas. São relatados os métodos de isolamento e purificação parcial, que se resumem nas técnicas cromatográficas e eletroforéticas, enfatizando a importância dessas enzimas nas pesquisas em Biotecnologia, com foco nas suas aplicações, características e peculiaridades. No que se refere à aplicabilidade, o artigo traz diversos exemplos na produção de alimentos, na fabricação e produção de biossenssores para determinação de diversos analitos e na biorremediação, que que tem como objetivo a remoção de poluentes do ambiente natural e a sua conversão em produtos menos prejudiciais, utilizando, para isso, as enzimas vegetais. Interesses industriais também são discutidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).