AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE PESO E DE DOSES DE RANITIDINA EM CÁPSULAS MAGISTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e2.a2017.pp124-132Palavras-chave:
qualidade, manipulação, ranitidina, uniformidade de doses, peso médioResumo
Para garantir a eficácia, a segurança e a credibilidade aos medicamentos dispensados à população, as farmácias magistrais devem aplicar as Boas Práticas de Manipulação, de acordo com a Anvisa. Ainda que limitada a aplicação integral das análises farmacopeicas nas farmácias de manipulação, a resolução estabelece os ensaios mínimos exigidos ao
controle da qualidade das preparações magistrais e oficinais. Demais testes são aplicáveis nos casos de manipulação de estoque mínimo ou análises trimestrais como forma de monitoramento do processo magistral. Neste estudo, a uniformidade de peso e de conteúdo foram avaliadas em cápsulas de ranitidina de seis diferentes farmácias magistrais em Belo Horizonte, MG, Brasil. As preparações foram Analisadas de acordo com os procedimentos de determinação de peso e de uniformidade de doses unitárias preconizados na Farmacopeia Brasileira e no Formulário Nacional. Apenas uma farmácia apresentou cápsulas com resultado insatisfatório no teste de determinação de peso. Em relação à uniformidade de doses, os produtos de todas as farmácias foram reprovados nos critérios do teste. Os resultados mostram que as cápsulas com uniformidade de peso não apresentam, necessariamente, uma distribuição homogênea do princípio ativo. O controle rigoroso do processo de manipulação é essencial para a garantia de produtos de qualidade, eficazes e seguros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).