ANÁLISE DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS, EM CLÍNICA DE UM HOSPITAL PÚBL ICO DE GRANDE PORTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Prescrição médica é definida como uma ordem escrita por profissional habilitado direcionada ao farmacêutico e ao enfermeiro (AGUIAR et al., 2006), em casos de hospitalização. É um instrumento essencial para a terapêutica e para o Uso Racional de Medicamentos, pois deve conter as informações necessárias sobre o medicamento (FARIAS, 2007). De acordo com a Lei 5991/73, as prescrições devem conter: nome do paciente, data, nome do medicament oa ser administrado, concentração, dosagem, via de administração, freqüência, horário de administração, assinatura e registro no Conselho d omédico, deve ser legível e sem rasuras. Em relação ao nome do medicamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), devem adotar obrigatoriamente a Denominação Comum Brasileira – DCB ou, na sua falta,a Denominação Comum Internacional – DCI (BRASIL/99).Downloads
Publicado
2013-01-11
Como Citar
Manfredo, F. da S., & Gonçalves, C. C. G. (2013). ANÁLISE DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS, EM CLÍNICA DE UM HOSPITAL PÚBL ICO DE GRANDE PORTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(5/6), 8–9. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/202
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).