CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO DISTRITO SANITÁRIO NORDESTE DE BELO HORIZONTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e2.a2018.pp130-133Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica, Atenção Primária à Saúde, Armazenamento de MedicamentosResumo
O armazenamento correto tem por finalidade o fornecimento de medicamentos com parâmetros adequados de qualidade e na quantidade e tempo oportunos para a população. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar as condições de armazenamento de medicamentos no almoxarifado e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Sanitário Nordeste de Belo Horizonte. O estudo foi descritivo e quantitativo, realizado no almoxarifado e em 20 UBS. A coleta de dados foi por meio de observação direta, utilizando indicadores propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de alcance de requisitos de condições adequadas de armazenamento foi em média de
76,7% por farmácia de UBS e de 83,3% para o almoxarifado. Não foram encontrados medicamentos vencidos. Os itens com pior avaliação foram relativos à estrutura física das unidades e os melhor avaliados se referiram ao processo de trabalho. São recomendadas medidas para que a qualidade dos medicamentos seja preservada e que seu uso racional contribua para a saúde da população, como aumento de investimentos para a estruturação da área física de estocagem dos produtos farmacêuticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).