ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: AÇÕES DE APOIO À QUALIDADE ASSISTENCIAL
Resumo
A Assistência Farmacêutica representa o grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informações e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos (OMS, 1997). O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Brasil, uma empresa pública federal de direito privado, vinculado ao Ministério da Educação, com 739 leitos, implantou em 2001 a Unidade de Assistência Farmacêutica (UNAF) integrada ao Serviço de Farmácia, visando a adequação do trabalho da farmácia hospitalar aos padrões estabelecidos pelaJoint Commission on International Accreditation (JAHCO) e também seguindo as recomendações da American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) a fim de promover o uso seguro e racional dos medicamentos, prestando assistência integrada ao paciente e à equipe de saúde.Downloads
Publicado
2013-01-16
Como Citar
Mahmud, S. D. P., Martinbiancho, J. K., Zuckermann, J., Jacoby, T. S., Santos, L. dos, & Silva, D. da. (2013). ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: AÇÕES DE APOIO À QUALIDADE ASSISTENCIAL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 18(7/8), 24–28. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/247
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).