SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO HIPERTENSO DESENVOLVIDO PELA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA DA UFMG – AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS
Resumo
A hipertensão arterial (HA), condição crônica e multifatorial, é uma síndrome caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados (elevação da pressão arterial sistólica a 140mmHg ou mais, elevação da pressão arterial diastólica a 90mmHg ou mais, ou elevação de ambas), associados a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos (CONSENSO..., 1998). No Brasil, a taxa de prevalência de HA na população urbana adulta é elevada, com variação de 22,3% a43,9% (DIRETRIZES..., 2002). A hipertensão arterial é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, sendo responsável por 40% das mortes por acidente vascular encefálico e 25% daquelas por doença arterial coronariana (DIRETRIZES..., 2002). Seu alto custo social é responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho em nosso meio (CONSENSO...,1998). Devido à magnitude do problema, sãode vital importância o seu diagnóstico e tratamentoadequados.Downloads
Publicado
2013-01-16
Como Citar
Maletta, R. F., & Ribeiro, A. Q. (2013). SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO HIPERTENSO DESENVOLVIDO PELA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA DA UFMG – AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 18(5/6), 8–14. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/251
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).