ERROS NA ÁREA DA SAÚDE: CULPADO OU INOCENTE?
Resumo
Os medicamentos são geralmente componentes essenciais da assistência e se situam como pedra angular no tratamento paliativo, sintomático e curativo de muitas doenças e condições. Infelizmente, eles são, também, a causa mais comum de eventos sentinelas, reações adversas significativas e erros. No contexto hospitalar, os erros de medicação podem ocorrer em uma ou mais etapas da cadeia terapêutica(prescrição, dispensação e administração defármacos), possuindo natureza multidisciplinar. Sua ocorrência induz a população ao descrédito no sistema de saúde, bem como ao aumento dos custos da assistência hospitalar. Estima-se que 1 a 2% dos pacientes hospitalizados, nos EUA, sofrem danos resultantes de erros de medicação e que cada erro resulta num custo adicional de 4700 a 5000 dólares, excluindo-se os custos legais. No Brasil, não existem, até o presente momento, dados estatísticos divulgados com relação a estes aspectos. A abordagem da temática erro é freqüentemente difícil, envolvendo o que se pode intitular de dilemas hakespeariano: “Culpado ou inocente? Eis a questão”, pois, quando é evocada a palavra “erro”, deflagra-se imediatamente no outro interlocutor uma reação em cadeia iniciada pelo questionamento: quem éo culpado?Downloads
Publicado
2013-01-16
Como Citar
Néri, E. D. R., Oliveira, S. G. M., Rodrigues, J. L. N., Medeiros, M. M. das C., & Fonteles, M. M. de F. (2013). ERROS NA ÁREA DA SAÚDE: CULPADO OU INOCENTE?. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 18(3/4), 5–8. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/255
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).