CENÁRIO DA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS A PESSOAS DA TERCEIRA IDADE EM FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e3.a2020.pp281-291Palavras-chave:
Idosos, Dispensação, Cuidados Farmacêuticos, Farmácias comunitáriasResumo
A avaliação do cenário atual de orientação na dispensação baseada no uso racional de medicamentos realizados em farmácias comunitárias é essencial para propor estratégias que possibilitem a melhoria da qualidade. Avaliar as informações fornecidas durante o atendimento na dispensa de medicamentos aos pacientes de terceira idade em farmácias comunitárias e o grau de satisfação desse grupo. Foi realizado um estudo observacional, do tipo transversal com participantes das atividades culturais na Universidade de São Paulo. Os dados coletados foram tabulados e processados por meio do software Minitab ® 18. Houve uma predominância do gênero feminino, casados (maioria) e o nível de escolaridade foi alto. A maior parte dos participantes considerou o atendimento e as orientações/informações recebidas como “bom”, porém, observou-se que grande parte dos participantes não é orientada a respeito da posologia, possível influência
dos alimentos, possíveis interações medicamentosas, condições de conservação do produto, questiona dos sobre outros medicamentos em uso ou possíveis doenças crônicas. Assim são necessárias ações que possibilitem a melhoria da qualidade destes serviços junto à população de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada n. 44/2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).