PERFIL DE SOLICITAÇÕES AO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS (SIM) DE UM HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DO SERIDÓ OCIDENTAL POTIGUAR, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e2.a2020.pp153-159Palavras-chave:
assistência farmacêutica, serviços de informação sobre medicamentos, hospitaisResumo
Os Centros/Serviços de Informação sobre Medicamentos exercem função primordial, atuando na resolução de problemas concretos ligados a uso de medicamentos e fornecendo informações confi áveis e atualizadas. O objetivo deste estudo foi avaliar as solicitações de informação do Serviço de Informações sobre Medicamentos do Hospital do Seridó em Caicó-RN. Trata-se de estudo observacional realizado no período de março a outubro de 2019. As variáveis do estudo foram temática das informações requisitadas, tipo de solicitante, prioridade (urgente e normal), meio utilizado para solicitação, fontes de pesquisa consultadas para resposta e medicamentos envolvidos. Durante oito meses o Serviço recebeu 28 solicitações, das quais 53,57% eram de profissionais lotados no serviço com prevalência do técnico de enfermagem com 42,86%. O tema mais abordado foi preparo/administração de medicamentos (39,29%). O meio de comunicação mais solicitado foi pessoalmente (96,43%), as bases de dados eletrônicas foram as fontes mais utilizadas para responder às solicitações (47,83%) e a prioridade urgente representou 71,43%. A análise dos dados do período permitiu verificar o perfil das solicitações atendidas nos primeiros meses de funcionamento do Serviço. Assim, é notável que o Serviço vem alcançando seu objetivo principal de promover o uso seguro e racional de medicamentos, refletindo seu papel social à população.
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