DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS: UMA ESTRATÉGIA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADA À COMUNIDADE ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e1.a2021.pp75-80Palavras-chave:
descarte de medicamentos, uso racional de medicamentos, atenção farmacêuticaResumo
O farmacêutico é o profissional responsável por orientar a comunidade sobre o uso racional de medicamentos, por meio da atenção farmacêutica. A prática da automedicação está relacionada ao estoque em domicílio de medicamentos, que favorece à problemática de seu descarte incorreto. Quando vencidos ou fora de uso, os medicamentos são descartados, na maioria das vezes, em locais inapropriados, afetando o meio ambiente. O trabalho teve por objetivo elaborar uma estratégia de descarte consciente de medicamentos durante a semana científica em uma faculdade privada, na cidade de Natal, RN, bem como avaliar o perfil dos medicamentos descartados. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional e descritivo. A coleta dos medicamentos ocorreu em junho de 2019, durante a semana científica. Posteriormente foi realizada a contagem dos medicamentos recolhidos, separando-os por forma farmacêutica e em seguida verificou-se o quantitativo de medicamentos genéricos. Um total de 303 medicamentos vencidos ou fora de uso foram recolhidos, sendo 220 na forma farmacêutica sólida, 66 líquidos, e 17 semissólidos. Do total recolhido, apenas 51 eram genéricos. O estabelecimento de estratégias que facilitem o descarte racional de medicamentos no âmbito acadêmico possibilita uma alternativa para diminuir o acúmulo de medicamentos vencidos ou fora de uso em domicílio, bem como evita que estes sejam descartados em locais inapropriados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).