GESTÃO DE MATERIAL MÉDICO-HOSPITALAR EM UM SERVIÇO DE FARMÁCIA DE UM HOSPITAL GERAL E ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE MATERIAL MÉDICO-HOSPITALAR (MMH)
Resumo
Os materiais médico-hospitalares (MMH), tais como os medicamentos, constituem um elo de ligação entre o serviço de farmácia e o serviço de enfermagem. Juntos, tais serviços procuram atingir um resultado que atenda aos anseios da comunidade hospitalar, no que se refere aos propósitos assistenciais, tecnológicos e financeiros. São classificados como MMH e correlatos os aparelhos, produtos, substâncias ou acessórios não enquadrados como drogas, medicamentos ou insumos farmacêuticos, utilizados direta ou indiretamente nos diversos procedimentos médicos, com a finalidade diagnóstica, terapêutica, curativa e preventiva do paciente, objetivando sua rápida recuperação. Sua utilização também está ligada à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, assim como à higiene pessoal ou de ambientes hospitalares (Brasil, 1997). O armazenamento de tais produtos, de forma ordenada e racional, garante a sua adequada conservação. (Brasil, 2001). A gestão dos MMH, no âmbito hospitalar, em algumas instituições, está a cargo do serviço de farmácia. Tais produtos possuem especificações técnicas que requerem uma gestão especializada e que permita acompanhar os avanços tecnológicos da atual era, como o aparecimento de novos materiais e técnicas, cada vez mais, aperfeiçoadas.Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Michelin, A. de F., Bonifácio, N. A., Dias, R. B., & Michelin, D. C. (2013). GESTÃO DE MATERIAL MÉDICO-HOSPITALAR EM UM SERVIÇO DE FARMÁCIA DE UM HOSPITAL GERAL E ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE MATERIAL MÉDICO-HOSPITALAR (MMH). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(3/4), 66–68. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/281
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).