AVALIAÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 ATENDIDOS PELA FARMÁCIA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, RS, BRASIL: REGISTROS DE INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e4.a2021.pp352-362Palavras-chave:
DM tipo 2, insulinodependentes, Farmácias municipais, intervenção farmacêutica.Resumo
Diabetes mellitus (DM) tipo 2, caracterizado por hiperglicemia associada a defeitos na secreção/ação da insulina, acomete um grande número de indivíduos. O controle glicêmico adequado pode reduzir o risco de desenvolvimento de complicações. Entretanto, por ser uma doença silenciosa, o tempo para o diagnóstico pode facilitar o desenvolvimento de outras doenças, o que leva a utilização de outros medicamentos e, consequentemente, a interações medicamentosas (IM). O objetivo desse trabalho foi realizar uma intervenção farmacêutica na farmácia municipal de Santa Maria, visando melhorar o controle glicêmico de pacientes com DM tipo 2. Foram utilizados questionários para obtenção de dados sobre a doença e os medicamentos utilizados por essa população. Os pacientes foram acompanhados mensalmente (por três meses). As IM foram pesquisadas na base de dados Drugs. Os resultados demonstraram que grande parte dos pacientes era mulher, acima de 50 anos e o diagnóstico da doença foi após os 35 anos. Além disso, apresentavam histórico familiar de DM e já manifestavam algum tipo de complicação. Os serviços de acompanhamento farmacoterapêutico e de educação em saúde realizados sugeriram uma resposta positiva ao controle do DM nos pacientes atendidos. Com relação aos medicamentos mais utilizados estavam os hipoglicemiantes, como a metformina e insulina, além de anti-hipertensivos. Foram encontradas 323 IM, sendo 11 classificadas como graves. Os resultados confirmaram que a orientação farmacêutica auxilia sobremaneira na compreensão pelo paciente sobre a influência da adesão ao tratamento e da inclusão de mudanças no estilo de vida no adequado controle glicêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).