FATORES DIFICULTADORES PARA O ACESSO E ACOMPANHAMENTO DE ROTINA DO HOMEM NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e4.a2022.pp291-299

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Masculinidade, Humanização, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem reflete a população masculina, que frequenta menos que a população feminina,os serviços de Atenção Primária à Saúde. Este comportamento é influenciado por diversos fatores biopsicossocioculturais. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar os fatores dificultadores para o acesso e acompanhamento de rotina do homem nas instituições de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nos Bancos de Dados online da Biblioteca Virtual de Saúde, sendo elas: ScientificElectronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e a Base de Dados de Enfermagem. A amostra foi composta por 10 artigos publicados durante o período de 2010 a 2021. A coleta dos artigos foi realizada durante o 2º semestre de 2021, nos meses de agosto e setembro, pelo pesquisador responsável. Foi utilizado um formulário de elaboração própria para a captação dos artigos da amostra. Com a análise dos artigos, foi observado que as barreiras que dificultam a busca do público masculino aos serviços de saúde são os horários de funcionamento das unidades que não coincidem com o horário de trabalho; as equipes de saúde serem constituída maioritariamente por mulheres; a demora em conseguir atendimento; e o pensamento de infalibilidade do homem. Portanto, estes fatores dificultadores contribuem para a piora na qualidade de vida do homem de modo a diminuir a sua expectativa de vida, bem como aumentar o índice de doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis que podem ser evitadas.

Biografia do Autor

Kacia de Oliveira Lima, Universidade CEUMA - UNICEUMA Avenida São Luís Rei de França, nº 50 - Turu, São Luís - MA, CEP: 65065-470.

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem pela UNICEUMA. São Luís, Maranhão, Brasil.

Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão, Universidade CEUMA - UNICEUMA Avenida São Luís Rei de França, nº 50 - Turu, São Luís - MA, CEP: 65065-470.

Enfermeira, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Saúde e Ambiente, Doutoranda em CIências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luís (MA), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE Avenida Osmane Barbosa, nº 11.111 - JK, Montes Claros - MG, CEP: 39404-006.

Acadêmico de Medicina pela FUNORTE. Enfermeiro especialista em Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho. Mestrando em Cuidados Primários em Saúde pelo PPGCPS/UNIMONTES. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Lima, K. de O., Galvão, A. P. F. C., & Nogueira da Silva, P. L. (2022). FATORES DIFICULTADORES PARA O ACESSO E ACOMPANHAMENTO DE ROTINA DO HOMEM NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 34(4), 291–299. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e4.a2022.pp291-299

Edição

Seção

Artigo de Revisão