ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E FARMACOEPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES HOSPITALIZADAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO FARMACÊUTICO-CLÍNICO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e4.a2022.pp319-327Palavras-chave:
Formação acadêmica, Gravidez de alto risco, Interações medicamentosas, Polimedicação, Serviço de farmácia clínicaResumo
Ainda hoje, pouco é relatado na literatura científica sobre a participação do profissional farmacêutico nas práticas clínicas e rotinas hospitalares, principalmente quando se refere à saúde da mulher. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo a descrição do perfil clínico-epidemiológico e farmacoepidemiológico de uma série de casos de mulheres hospitalizadas em um hospital de referência no norte do Paraná. Trata-se de uma série de casos clínicos atendidos e discutidos pela equipe multiprofissional em saúde da mulher no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Os dados foram coletados dos prontuários e durante a anamnese multiprofissional, no período de março a julho de 2021. Foram atendidas 444 mulheres e selecionadas 44 mulheres para análise e discussão. A maioria era gestante (77,3%), adultas com idade na faixa etária entre 30 e 39 anos, multíparas (94,1%), casadas (82,0%), desempregadas (54,5%), com Ensino Médio completo (43,2%), com sobrepeso ou obesidade (54,5%), com uma média de 4 diagnósticos múltiplos, com predomínio de hipertensão (31,8%) e diabetes (22,7%), e sujeitas a polifarmácia e possíveis interações medicamentos graves (25,0%) envolvendo medicamentos antidepressivos e analgésicos opióides. Dentre os medicamentos mais prescritos na prática estão a Insulina (86,4%), Dipirona (84,1%), Metoclopramida (70,5%) e Sulfato Ferroso (63,3%). De modo geral, conclui-se a importância do cuidado farmacêutico por contribuir na prevenção e redução de reações adversas medicamentosas e pela identificação de combinações inadequadas de medicamentos prescritos. Ademais, debates multiprofissionais, procedimentos de rotina, investigações prévias dos prontuários e das condutas descritas em literatura científica são capazes de coadjuvar no ensino-aprendizagem do profissional farmacêutico clínico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).