AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANALGÉSICA E ANTINFLAMATÓRIA DO EXTRATO METANÓLICO DE CALOTROPIS PROCERA, R. BR. (CIÚME)
Resumo
A espécie vegetal Calotropis procera, R. Br. (Asclepiadaceae), originária da África, Índia e Pérsia, é de ocorrência subespontânea e comum na região Nordeste do Brasil, onde é conhecida popularmente como “ciúme”, “ciumeira”ou “algodão de seda” (JOLY, 1979). O látex de Calotropis procera apresentou atividade antiinflamatória (KUMAR; BASU, 1994) e analgésica cuja potência é comparada ao ácido acetilsalicílico (DEWAN et al., 2000). Além disso, o látex melhorou significativamente o processo de cura de feridas pelo aumento de colágeno, síntesede DNA, de proteínas e epitelização, reduzindo a área do ferimento (RASIKA et al., 1999; DEWAN et al., 2000). O extrato etanólico das folhas Calotropis procera, R. Br., apresentou significante atividade antipirética, analgésica e bloqueadora neuromuscular. A análise fitoquímica deste extrato revelou a presença de alcalóides, glicosídeos cardíacos, taninos, flavonóides, esteróides e/ou triterpenos(MOSSA et al., 1991). O emprego de técnicas cromatográficas permitiu o isolamento de uma mistura de compostos identificados como esteróides, estigmasterol e sitosterol do extrato metanólico das folhas de ciúme (OLIVEIRA, 2000).Downloads
Publicado
2013-01-23
Como Citar
Barros, F. E. V., Sousa, M. da G. T. de, Costa, J. L., Olea, R. S. G., Freire, S. M. de F., Borges, A. C. R., & Borges, M. O. da R. (2013). AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANALGÉSICA E ANTINFLAMATÓRIA DO EXTRATO METANÓLICO DE CALOTROPIS PROCERA, R. BR. (CIÚME). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(9/10), 60–64. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/305
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).