O USO DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS NO MUNICÍPIO DE TOLEDO

Autores

  • Liane Terezinha Dezanet Szatkowski
  • Cibeli Lunardeli Oliveira

Resumo

Historicamente, a manipulação é uma parte integrante da prática farmacêutica que, de acordo coma Lei nº 5991/73, o conceito de farmácia é: Estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outro equivalente de assistência médica. A farmácia sempre exerceu, em todos os tempos, como ainda exerce, uma importantíssima função social, mormente, no Brasil, onde, nos velhos tempos, foi um centro de irradiação cultural de destacada importância (JUNIOR, 1992, p. 27). As farmácias existiram, por séculos, e a indústria, como é hoje, não tem mais do que cem anos. Com a implantação da indústria, a manipulação de medicamentos nas farmácias diminuiu, gradualmente.

Biografia do Autor

Liane Terezinha Dezanet Szatkowski

Docente do Curso de Farmácia. Universidade Paranaense - Unipar, Campus Toledo (PR). Farmacêutica da Vigilância Sanitária do Município de Toledo-PR.

Cibeli Lunardeli Oliveira

Docente do Curso de Farmácia. Universidade Paranaense - Unipar, Campus Toledo (PR).

Downloads

Publicado

2013-01-24

Como Citar

Szatkowski, L. T. D., & Oliveira, C. L. (2013). O USO DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS NO MUNICÍPIO DE TOLEDO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(1/2), 77–80. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/335

Edição

Seção

Artigo Original