PERFIL LABORATORIAL NA DOENÇA ICTÉRICA DE ETIOLOGIA VIRAL E NÃO‑VIRAL E A POSSÍVEL RELAÇÃO COM A DOENÇA RENAL
Resumo
A icterícia manifesta‑se pelo depósito de bilirrubina na pele e mucosas e é caracterizada, quando os níveis séricos de bilirrubina total (BT) elevam‑se acima de 2,0 mg/dL, podendo atingir valores acima de 30 mg/dL em doenças graves (STRAUSS, 2006). É um dos principais sinais associados à lesão do parênquima hepático que ocorre com a elevação da bilirrubina direta (BD) nas hepatites por vírus ou por causas metabólicas (p.ex.: hepatite alcoólica; síndromesde Gilbert, Dubbin‑Johnson e do Rotor), ou quando o equilíbrio entre produção e remoção de bilirrubina é rompido pela produção excessiva de bilirrubina indireta (BI)em casos de hemólise (p.ex.: eritoblastose fetal, malária e anemias de causa genética), ou quando há comprometimento no fluxo biliar intra ou extra‑hepático (p.ex.: litíase e atresia biliar) levando ao aumento de BD, principalmente(MORRIS, 2008; TOBÓN, 2009; AHLFORS, 2010; MUNCIE &NOURAIE et al., 2010; FLETCHER, 2001; KHALIL, 2010).Downloads
Publicado
2012-12-13
Como Citar
Silva, A. de S. e, Filho, M. G. da S., Soares, M. do C. P., & Vieira, J. R. dos S. (2012). PERFIL LABORATORIAL NA DOENÇA ICTÉRICA DE ETIOLOGIA VIRAL E NÃO‑VIRAL E A POSSÍVEL RELAÇÃO COM A DOENÇA RENAL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 23(3/4), 3–7. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/38
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).