MÉTODO AFFAC UMA METODOLOGIA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA CLÍNICA EM UNIDADES DE PACIENTES INTERNADOS

Autores

  • Edvaldo Higino de Lima-Junior
  • Eduardo Corsino Freire

Resumo

A profissão farmacêutica, ao longo do tempo, vem se moldando, no intuito de se adequar às necessidades da sociedade. Em busca de se adaptar às novas demandas da sociedade e de reintroduzir a profissão farmacêutica na equipe de saúde como peça essencial, a idéia de fornecer suas práticas profissionais voltadas ao paciente começou a se difundir e, assim, alguns farmacêuticos vislumbraram a farmácia clínica como um segmento da profissão que poderia disponibilizar seus serviços de assistência farmacêutica à população, num contato direto com o paciente(Hepler & Strand, 1999). A Farmácia Clínica desenvolve assistência e atenção farmacêutica através da farmacovigilância, da dosificação farmacocinética, da prevenção, redução e resolução de problema relacionado com medicamento (PRM) potenciais e reais, promoção do uso racional do medicamento, além de outros serviços inerentes ao profissional farmacêutico(Hepler & Strand, 1999).

Biografia do Autor

Edvaldo Higino de Lima-Junior

Farmacêutico-bioquímico, Mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Farmacêutico do Hospital Estadual Pedro II (HEPII) e Docente da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA/RJ)

Eduardo Corsino Freire

Farmacêutico, pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) – RJ, Técnico em Enfermagem do Hospital Estadual Pedro II (HEPII)

Downloads

Como Citar

Lima-Junior, E. H. de, & Freire, E. C. (2013). MÉTODO AFFAC UMA METODOLOGIA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIA CLÍNICA EM UNIDADES DE PACIENTES INTERNADOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(9/10), 20–28. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/413

Edição

Seção

Artigo Original