DIABETES MELLITUS TIPO 2: QUAL O PAPEL DA INSULINA NA EXPRESSÃO DE NF-KappaB, PPARϒ E CD36?
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp172-178Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Produtos finais de glicação avançada, Estresse oxidativo.Resumo
No diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e na síndrome de resistência à insulina, as complicações cardiovasculares resultamde um conjunto de processos aterogênicos envolvendo hiperglicemia crônica, excessiva glicação de proteínas (AGEs), ativação do fator nuclear kappa B (NKκB) associada com o aumento da expressão de citocinas inflamatórias e estresse oxidativo, observando-se ainda alteração de LDL e expressão do receptor de scavenger CD36. A contribuição da hiperinsulinemia nesta sequência não é completamente elucidada. Nesta revisão, relata-se como a insulina pode modular a expressão proteica de NFκB, PPAR gama (PPARγ) e CD36 em células da musculatura lisa vascular (CMLV) da aorta de ratos estimuladas pelos AGE.Downloads
Publicado
2014-09-17
Como Citar
Lira, E. C., Silva, C. de O., & Martins, R. D. (2014). DIABETES MELLITUS TIPO 2: QUAL O PAPEL DA INSULINA NA EXPRESSÃO DE NF-KappaB, PPARϒ E CD36?. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(3), 172–178. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp172-178
Edição
Seção
Artigo de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).