FÁRMACOS E ALIMENTOS: INTERAÇÕES E INFLUÊNCIAS NA TERAPÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp188-192Palavras-chave:
interações alimento-fármaco, dieta, suplementação alimentar, atenção farmacêuticaResumo
Interações entre fármacos e alimentos podem ser determinantes na obtenção do sucesso terapêutico, devido a interferências tanto no metabolismo de fármacos quanto na absorção de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre interações fármaco-alimento de impacto à saúde, bem como discutir as medidas adequadas para evitá-las ou minimizá-las. A literatura indica que as interações fármaco-alimento mais importantes são aquelas que afetam a biodisponibilidade do fármaco, sendo que muitas delas possuem mecanismos completamente elucidados. Estes estudos são importantes contribuições para o uso correto de medicamentos e possibilitam a elaboração de protocolos clínicos adequados.Downloads
Publicado
2014-09-17
Como Citar
Lombardo, M., & Eserian, J. K. (2014). FÁRMACOS E ALIMENTOS: INTERAÇÕES E INFLUÊNCIAS NA TERAPÊUTICA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(3), 188–192. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp188-192
Edição
Seção
Artigo de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).