O PAPEL DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA FRENTE ÀS INTERAÇÕES FÁRMACO-NUTRIENTE
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e4.a2014.pp208-214Palavras-chave:
Atenção farmacêutica, Interações alimento-droga, Assistência ao PacienteResumo
O farmacêutico, por meio da atenção farmacêutica, pode acompanhar a farmacoterapia, orientando e intervindo quando necessário, buscando melhoria na educação em saúde e na qualidade de vida do paciente. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância da atenção farmacêutica na identificação e resolução das interações fármaco-nutriente, evidenciando as implicações dessas interações no efeito terapêutico do fármaco ou no estado nutricional. Foram realizadas pesquisas em livros e artigos científicos em bases de dados como Science Direct, Pubmed e Scielo, no período de 2000 a 2014. Os resultados mostraram que existem inúmeras possibilidades de interações fármaco-nutriente, as quais podem causar prejuízos ao efeito do fármaco e/ou ao estado nutricional do paciente, e essas muitas vezes não são identificadas, por falta de conhecimento dos profissionais da saúde ou devido aos testes de biodisponibilidade dos medicamentos serem realizados em jejum, por exigência dos órgãos sanitários. Desse modo, vê-se a necessidade da atuação do farmacêutico, que por meio do seu amplo conhecimento, pode colaborar com a diminuição dos riscos dessas interações fármaco-nutriente e nutriente-fármaco, resgatando assim a confiança do paciente e a essência da profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).