PERFIL DA HIPERTENSÃO EM GRUPO DE MULHERES IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE TERCEIRA IDADE EM ARACAJU (SE)

Autores

  • Lyra Jr., D. P Universidade de Tiradentes (UNIT-SE)
  • Neris, M. A. Universidade de Tiradentes (UNIT-SE)
  • Oliveira, A. N. Universidade de Tiradentes (UNIT-SE)
  • Barboza, F. S Universidade de Tiradentes (UNIT-SE)

Resumo

A hipertensão Arterial (HA) é a elevação da pressão arterial para números dos valores considerados normais (140/ 90mmHg). Essa elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, rins e olhos.

Em estudos realizados por ROCHA, 1998, foram constatadas que as doenças cardiovasculares são responsáveis por metade das mortes, nos países desenvolvidos, sendo que estas são mais de 30 anos a principal causa de morte, no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 17% a 20% da população adulta é portadora de HA, sendo que 90% dos casos se caracteriza por uma HA primária, nos quais não possuem uma causa clínica. Outra parte da população adulta desenvolve a HA secundária decorrente de causa especifica como estreitamento das artérias renais ou doenças do parênquima renal, a utilização de certos medicamentos, disfunções orgânicas, tumores e gravidez.

Downloads

Como Citar

D. P, L. J., M. A., N., A. N., O., & F. S, B. (2015). PERFIL DA HIPERTENSÃO EM GRUPO DE MULHERES IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE TERCEIRA IDADE EM ARACAJU (SE). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 15(1/3), 74–75. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/851

Edição

Seção

Artigo Original