O PROCESSO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM HOMEOPATIA

Autores

  • MARI GEMA FONTELLES DE LA CRUZ

Resumo

O farmacêutico homeopata já realizava o processo assistencial, na farmácia homeopática, antes mesmo do conceito de atenção farmacêutica ser aplicado, na prática, devido às próprias características que esta terapêutica apresenta. Entretanto, o conceito de atenção farmacêutica evoluiu e requer, também, novas posturas do farmacêutico homeopata, principalmente, em sua relação com o paciente, necessitando ainda de sistematização e documentação, mantendo a colaboração com a equipe de saúde.

O farmacêutico é o último profissional e, às vezes, o único, da equipe de saúde que está em contato com o doente, antes que ele use o medicamento. Daí, a sua responsabilidade ética e profissional. É ele que, muitas vezes, faz a conexão médico-paciente-medicamento-médico, assessorando a equipe de saúde nas dificuldades encontradas quando a questão do medicamento. O farmacêutico orienta o paciente quanto ao uso correto do medicamento resultante da prescrição clínica ou automedicação, sobre as possíveis interações medicamentosas e alimentares e efeitos secundários, conservação do medicamento; encaminha ao médico, quando é necessário, e aconselha quando à mudança de hábitos de vida. Estes procedimentos garantem maior adesão do paciente à terapêutica homeopática.

Downloads

Como Citar

DE LA CRUZ, M. G. F. (2015). O PROCESSO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM HOMEOPATIA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 14(11/12), 30–36. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/867

Edição

Seção

Artigo Original