CHÁ VERDE: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE HUMANA
Resumo
As espécies reativas de oxigênio (ERO) são formadas normalmente durante o metabolismo celular, ou seja, são subprodutos do metabolismo da mitocôndria, do citocromo P450, da ativação de células inflamatórias, entre outros. Elas também podem ser formadas devido à ação química e física a agentes como radiação g, UVA e H2O2. Quando ocorre um aumento das ERO e/ou uma diminuição da capacidade antioxidante, os radicais livres são capazes de lesar componentes celulares, inclusive o DNA, modificando sua estrutura e/ou função e gerando o estresse oxidativo. Compostos fenólicos abrangem um grande grupo deflavonóides que estão presentes em vegetais, frutas, vinhoe chá. Eles contribuem para o sabor, odor e coloração de diversos vegetais, sendo muitos desses economicamente importantes pela utilização como flavorizantes e corantes de alimentos e bebidas.Downloads
Publicado
2013-01-23
Como Citar
Manfredini, V., Duarte Martins, V., & Silveira Benfato, M. da. (2013). CHÁ VERDE: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE HUMANA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(9/10), 68–70. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/307
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).