Implementação do serviço de teleconsulta farmacêutica para pessoas com diabetes mellitus: foco no autocuidado apoiado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp15-22

Palavras-chave:

telessaúde. Diabetes Mellitus. Hemoglobina glicada. autocuidado

Resumo

No atual cenário da pandemia da Covid-19, pessoas com diabetes mellitus (DM) requerem, além dos cuidados médicos contínuos, com estratégias multifatoriais de redução de risco, a aproximação de profissionais de saúde capacitados para o apoio ao autocuidado, mesmo que de forma remota. Objetivou-se Implementar o serviço de teleacompanhamento farmacêutico, no contexto da Telessaúde, para prestação do autocuidado apoiado em pessoas com DM na pandemia da covid-19. A população envolvida foi  formada por pessoas com DM tipo 2 que apresentavam hemoglobina glicada ≥ 9,0% e que estavam dispostas a participar do acompanhamento por telefone com um farmacêutico da Central de Medicamentos dos  terminais de ônibus (CDMT) do município de Fortaleza. Para iniciar a realização do acompanhamento era lido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A primeira fase do projeto de implementação do serviço foi a capacitação dos profissionais farmacêuticos, seguida da estruturação de um formulário para acompanhamento de pessoas com DM de forma remota, facilitando a identificação de indicadores de processo e de resultados clínicos no contexto do autocuidado apoiado. Entender e conhecer a realidade e o comportamento, auxiliando no processo do cuidado de pessoas com DM com alto risco, por meio de uma tecnologia de fácil acesso como o telefone, foi de valia, servindo de modelo para estender o atendimento a outras pessoas de forma a envolver mais farmacêuticos e outros profissionais, caracterizando assim um serviço multiprofissional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Biografia do Autor

REIJANE MARA PINHEIRO QUEIROZ, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1994). Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás( 2001). Especialização em Saúde Pública (BSB, 2013). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2020) na linha de Pesquisa em farmácia clínica- Gestão em Diabetes. Diretora de Desenvolvimento Profissional e Certificação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica - Regional Ceará, Membro do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos - GPUIM/UFC, integrante do Grupo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica GRUPATF/UFC. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC)

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

QUEIROZ, R. M. P., Pessoa, N. T., Romero, N. R., & Fonteles, M. M. de F. (2022). Implementação do serviço de teleconsulta farmacêutica para pessoas com diabetes mellitus: foco no autocuidado apoiado. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 15–22. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp15-22

Edição

Seção

REGIÃO NORDESTE