IMPLANTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO EM UM CAPS INFANTIL: UM RELATO DE CASO
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Albuquerque, P. M. S. de, Cavalcanti, G. K. de O. R., & Moureira, K. K. da S. (2019). IMPLANTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO EM UM CAPS INFANTIL: UM RELATO DE CASO. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 6(6), 60–68. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/experienciasexitosas/article/view/2669

Abstract

O cuidado farmacêutico se dá pela intervenção do profissional junto à equipe multidisciplinar para promoção, recuperação e melhoria da saúde dos  usuários. O presente trabalho tem como objetivo o relato de experiência  de implantação do cuidado farmacêutico, por meio de caso clínico de uma adolescente usuária do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do município de João Pessoa (CAPSi Cirandar). Para tanto, foi utilizada a metodologia SOAP, com a qual foi utilizada uma ficha de evolução farmacêutica e os registros mais relevantes foram compartilhados no prontuário da equipe. O público-alvo são usuários que fazem uso de medicamentos psicotrópicos, entorpecentes e de controle especial e que apresentam algum problema relacionado ao medicamento (PRM), sendo prioridade usuários que estão em risco de recaída da condição mental, usuários que não apresentam melhoria dos sintomas e usuários que manifestam possíveis efeitos adversos com o uso dos medicamentos. Percebe-se, a partir da experiência relatada, que a farmacoterapia se torna mais segura com a efetiva participação do farmacêutico no acompanhamento clínico dos pacientes. Por isso, faz-se necessário que este profissional tenha domínio de comunicação com o paciente, pratique a empatia e escuta ativa. Assim, o vínculo farmacêutico-paciente é formado e a pactuação dos acordos colocados no plano de cuidado poderá ser, de fato, concretizada, alcançando melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com sofrimento mental atendidas no CAPSi. 

PDF (Português (Brasil))

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.