ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS INFORMAÇÕES TECNICO-CIENTÍFICAS DE FOLDERS PUBLICITARIOS DE ATIVOS MAGISTRAIS

Autores

  • Ana Claudia Tomaz Robles Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009
  • Rosane Lopes de Almeida Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009
  • Rogerio Tiyo Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009
  • Gisely Cristiny Lopes Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp247-252

Palavras-chave:

Marketing, Farmácia magistral, analise de peças publicitárias, fidedignidade das informações

Resumo

O setor magistral, a partir da lei dos medicamentos genéricos, teve uma grande expansão no Brasil, e passou a manipular inúmeros fármacos, cujas apresentações farmacêuticas são disponibilizadas pela indústria farmacêutica, com apresentações em dose individualizadas. além daqueles voltados à dermatologia e à homeopatia. Com o aumento do número de farmácias de manipulação no Brasil e devido à sua competitividade, surgiu a necessidade de divulgação de produtos e preços, que levaram a estratégias, para a promoção dos produtos e serviços. O objetivo deste trabalho foi analisar a linguagem publicitária, utilizada por empresas fornecedoras de matérias-primas para o setor magistral. Nos casos analisados, as imagens utilizadas para a promoção dos ativos magistrais nas peças publicitárias, de modo geral, são apelativas, usadas para causar impacto sobre o consumidor, de tal modo que influenciem a sua decisão de compra. As estratégias utilizadas pelo marketing foram figuras humanas, confrontando o antes e o depois. Essas imagens geralmente divulgam produtos voltados para o tratamento da obesidade, “peeling” facial, tratamento de cicatrizes, queda de cabelos. Os resultados do presente estudo sugerem que a publicidade dos produtos avaliados usou estratégias de marketing que estimulam o desejo do consumidor. Neste contexto, o uso das imagens femininas foi a estratégia da propaganda, em detrimento das informações sobre a eficácia e segurança do produto.

Biografia do Autor

Ana Claudia Tomaz Robles, Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009

Acadêmico do curso de graduação em Farmácia do Centro Universitário Ingá

Rosane Lopes de Almeida, Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009

Acadêmico do curso de graduação em Farmácia do Centro Universitário Ingá

Rogerio Tiyo, Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009

Possui graduação em Farmacia bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1996), especialista em Farmacologia, mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atuou profissionalmente por mais de 10 anos em farmácia de dispensação. Atualmente é professor da Faculdade Ingá, membro da comissão de ensino do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná e coordenador do curso de farmácia da Faculdade Ingá. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em zoonoses e em Farmácia de dispensação.

http://lattes.cnpq.br/2206948147037212



Gisely Cristiny Lopes, Centro Universitário Ingá Rod. PR 317, 6114 | CEP: 87035-510 | Maringá-PR | Saída para Astorga | 44 3033­-5009

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é professora adjunto da Faculdade Ingá e farmacêutica da Prefeitura do Município de Maringá . Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Desenvolvimento analítico, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, fitoquímica de polifenóis e tecnologia de fitoterápicos.

http://lattes.cnpq.br/1318626960473369

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Robles, A. C. T., Almeida, R. L. de, Tiyo, R., & Lopes, G. C. (2016). ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS INFORMAÇÕES TECNICO-CIENTÍFICAS DE FOLDERS PUBLICITARIOS DE ATIVOS MAGISTRAIS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 28(4), 247–252. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp247-252

Edição

Seção

Artigo Original