ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS INFORMAÇÕES TECNICO-CIENTÍFICAS DE FOLDERS PUBLICITARIOS DE ATIVOS MAGISTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp247-252Palavras-chave:
Marketing, Farmácia magistral, analise de peças publicitárias, fidedignidade das informaçõesResumo
O setor magistral, a partir da lei dos medicamentos genéricos, teve uma grande expansão no Brasil, e passou a manipular inúmeros fármacos, cujas apresentações farmacêuticas são disponibilizadas pela indústria farmacêutica, com apresentações em dose individualizadas. além daqueles voltados à dermatologia e à homeopatia. Com o aumento do número de farmácias de manipulação no Brasil e devido à sua competitividade, surgiu a necessidade de divulgação de produtos e preços, que levaram a estratégias, para a promoção dos produtos e serviços. O objetivo deste trabalho foi analisar a linguagem publicitária, utilizada por empresas fornecedoras de matérias-primas para o setor magistral. Nos casos analisados, as imagens utilizadas para a promoção dos ativos magistrais nas peças publicitárias, de modo geral, são apelativas, usadas para causar impacto sobre o consumidor, de tal modo que influenciem a sua decisão de compra. As estratégias utilizadas pelo marketing foram figuras humanas, confrontando o antes e o depois. Essas imagens geralmente divulgam produtos voltados para o tratamento da obesidade, “peeling” facial, tratamento de cicatrizes, queda de cabelos. Os resultados do presente estudo sugerem que a publicidade dos produtos avaliados usou estratégias de marketing que estimulam o desejo do consumidor. Neste contexto, o uso das imagens femininas foi a estratégia da propaganda, em detrimento das informações sobre a eficácia e segurança do produto.
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