PADRÃO DE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BARBALHA‑CE
Resumo
O medicamento é um bem essencial à saúde e uma importante ferramenta terapêutica à disposição dos médicos, sendo responsável por parte significativa da melhoria da qualidade e expectativa de vida da população. Entretanto, seu uso irracional e suas conseqüências elevam os gastos na área da saúde, o que torna o tema de grande relevância para os que trabalham com saúde pública (ARRAIS et al., 2005). A prescrição de um medicamento é considerada racional, sempre que: o tratamento farmacológico seja de fato indicado; o medicamento prescrito seja eficaz para o quadro clínico do paciente; o medicamento seja utilizado na dose correta e por período de tempo apropriado; seja a alternativa farmacoterapêutica mais segura e, preferencialmente, de menor custo.Downloads
Publicado
2013-01-11
Como Citar
Vidal, C. S., Neves, K. R. T., & Junior, A. M. (2013). PADRÃO DE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BARBALHA‑CE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(5/6), 26–29. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/206
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).