AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE XAMPUS ANTICASPA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e3.a2018.pp158-167Palavras-chave:
Controle de qualidade, dermatomicose, caspa.Resumo
As micoses superficiais são infecções fúngicas localizadas em diversas partes do corpo, estando entre os principais motivos de consultas dermatológicas. Dentre as micoses superficiais mais comuns a caspa e a dermatite seborreica se destacam por terem distribuição universal, sendo frequentemente associadas à colonização por fungos do gênero Malassezia. Xampus contendo diferentes ativos antifúngicos como piritionato de zinco, cetoconazol e ciclopirox olamina, são os principais meios de tratamento para tais afecções. Estes produtos, por terem amplo uso pela população, têm a necessidade de comprovação de sua qualidade, verificando também a sua efetividade, através do controle de qualidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os parâmetros de qualidade de xampus anticaspa, levando em consideração as exigências para produtos com essa finalidade. Foram realizadas análises da composição química rotulada, das características físico-químicas (pH, viscosidade, teste de centrífuga, densidade), organolépticas, índice de espuma e ensaios de eficácia microbiológica, utilizando Candida albicans e Aspergillus niger como marcadores biológicos de eficácia. Após a realização dos testes em cinco amostras comerciais, todas foram aprovadas quanto à analise organoléptica e teste de centrifuga. Enquanto que em relação ao pH, a amostra 4 mostrou-se fora dos padrões. No teste de viscosidade, apenas a amostra 5 apresentou em conformidade com o descrito na literatura. Os valores de densidade foram ligeiramente maiores que os encontrados na literatura, no entanto, não há influência deste parâmetro na qualidade dos produtos avaliados. No índice de espuma as amostras 1 e 2, apresentaram maior consistência da espuma. Após o ensaio de eficácia, apenas as amostras 1, 2 e 3 mostraram-se eficazes no combate aos microrganismos teste. Todas as amostras apresentaram ativos anticaspa com ação comprovada na literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).