AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE XAMPUS ANTICASPA

Autores

  • Denner Alípio da Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Sítio Olho D’água da Bica S/N, Centro CEP: 58175-000. Cuité, PB, Brasil.
  • Egberto Santos Carmo Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Sítio Olho D’água da Bica S/N, Centro CEP: 58175-000. Cuité, PB, Brasil.
  • Maria da Glória Batista de Azevedo Universidade Federal da Paraíba Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos Cidade Universitária, s/n - Castelo Branco III CEP: 58051-085. João Pessoa, PB, Brasil.
  • Júlia Beatriz Pereira Souza Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Sítio Olho D’água da Bica S/N, Centro CEP: 58175-000. Cuité, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e3.a2018.pp158-167

Palavras-chave:

Controle de qualidade, dermatomicose, caspa.

Resumo

As micoses superficiais são infecções fúngicas localizadas em diversas partes do corpo, estando entre os principais motivos de consultas dermatológicas. Dentre as micoses superficiais mais comuns a caspa e a dermatite seborreica se destacam por terem distribuição universal, sendo frequentemente associadas à colonização por fungos do gênero Malassezia. Xampus contendo diferentes ativos antifúngicos como piritionato de zinco, cetoconazol e ciclopirox olamina, são os principais meios de tratamento para tais afecções. Estes produtos, por terem amplo uso pela população, têm a necessidade de comprovação de sua qualidade, verificando também a sua efetividade, através do controle de qualidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os parâmetros de qualidade de xampus anticaspa, levando em consideração as exigências para produtos com essa finalidade. Foram realizadas análises da composição química rotulada, das características físico-químicas (pH, viscosidade, teste de centrífuga, densidade), organolépticas, índice de espuma e ensaios de eficácia microbiológica, utilizando Candida albicans e Aspergillus niger como marcadores biológicos de eficácia. Após a realização dos testes em cinco amostras comerciais, todas foram aprovadas quanto à analise organoléptica e teste de centrifuga. Enquanto que em relação ao pH, a amostra 4 mostrou-se fora dos padrões. No teste de viscosidade, apenas a amostra 5 apresentou em conformidade com o descrito na literatura. Os valores de densidade foram ligeiramente maiores que os encontrados na literatura, no entanto, não há influência deste parâmetro na qualidade dos produtos avaliados. No índice de espuma as amostras 1 e 2, apresentaram maior consistência da espuma. Após o ensaio de eficácia, apenas as amostras 1, 2 e 3 mostraram-se eficazes no combate aos microrganismos teste. Todas as amostras apresentaram ativos anticaspa com ação comprovada na literatura.

Biografia do Autor

Denner Alípio da Silva, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Sítio Olho D’água da Bica S/N, Centro CEP: 58175-000. Cuité, PB, Brasil.

Graduando em Farmácia pela Universidade Federal de Campina Grande

Egberto Santos Carmo, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Sítio Olho D’água da Bica S/N, Centro CEP: 58175-000. Cuité, PB, Brasil.

Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, responsável pelas disciplinas de Biologia Celular, Micribiologia Clínica e Micologia Clínica.

Maria da Glória Batista de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos Cidade Universitária, s/n - Castelo Branco III CEP: 58051-085. João Pessoa, PB, Brasil.

Farmacêutica da diretoria de pesquisa clínica do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em serviços clínicos farmacêuticos e manipulação.

Júlia Beatriz Pereira Souza, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Sítio Olho D’água da Bica S/N, Centro CEP: 58175-000. Cuité, PB, Brasil.

Professora Associado do Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, responsável pelas disciplinas de Controle de Qualidade de produtos farmacêuticos e Farmacobotânica.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

da Silva, D. A., Carmo, E. S., de Azevedo, M. da G. B., & Souza, J. B. P. (2018). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE XAMPUS ANTICASPA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 30(3), 158–167. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e3.a2018.pp158-167

Edição

Seção

Artigo Original