ANÁLISES DE QUALIDADE DE XAMPUS DE CETOCONAZOL 2% MANIPULADOS EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS DE PORTO VELHO, RO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e3.a2019.pp155-162Palavras-chave:
xampu, análise de qualidade, farmácias magistrais, cetoconazol 2%Resumo
Os xampus são produtos para a limpeza ou fixação de substâncias com ação dermatológica. Xampus de Cetoconazol têm a finalidade de tratar e prevenir infecções fúngicas causadas por Malassezia globosa. Por ser um xampu de alto consumo pela população, faz-se necessária a confirmação da qualidade dos produtos manipulados nas farmácias magistrais. O objetivo deste trabalho foi realizar análises de qualidade dos xampus de cetoconazol manipulados em farmácias magistrais de Porto Velho, RO. Foram realizadas análises organolépticas, potencial hidrogeniônico (pH), determinação da densidade, viscosidade, potencial espumante, teste de centrifugação e doseamento espectrofotométrico. Após analisar as cinco amostras manipuladas todas foram satisfatórias quanto à análise organoléptica; em relação ao pH, apenas a amostra B mostrou-se dentro dos padrões. Na determinação da densidade, as amostras A e C se mostraram satisfatórias. Quanto à viscosidade, apenas a E se mostrou insatisfatória; o poder espumante e o doseamento não foi aceitável para as amostras D e E. No teste de centrifugação, as formulações A, D e E formaram precipitados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).